Anúncio da operação de Segurança para o Carnaval. Foto Feijão Almeida/GOVBA.

Na manhã desta terça-feira (23), aconteceu o anúncio do plano para a proteção de baianos e turistas no Carnaval de Salvador 2024. A cerimônia foi realizada no auditório da sede da União dos Municípios da Bahia (UPB), no Centro Administrativo da Bahia. A operação conta com um investimento de R$ 80,1 milhões e um contingente de mais de 37 mil agentes de segurança pelas ruas de 75 municípios. O evento teve presença do governador Jerônimo Rodrigues. Assim como, o vice-governador e coordenador-geral da festa na capital, Geraldo Júnior, e do secretário de Segurança Pública, Marcelo Werner.

Com isso, a operação visa garantir a segurança dos baianos e turistas durante a festa. Para tanto, as polícias Militar, Civil e Técnica, juntamente com o Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA), vão se unir em ações coordenadas. Assim, serão aproximadamente 29.231 mil PMs, 3.500 policiais civis, 3.143 mil bombeiros militares, 360 profissionais do DPT e 828 servidores da Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP-BA). “Durante esse ano de 2023, nós entregamos armas, câmeras, drones, equipamentos de trabalho, viaturas e, também, estruturas físicas com melhores ambientes de trabalho. Então, nós teremos a presença de policiais, digamos assim, ainda mais capacitados com relação ao movimento”, declarou Jerônimo.

O CBMBA já iniciaram os trabalhos com as vistorias em camarotes praticáveis. Diante disso, o comandante-geral da corporação, coronel Adson Marchesini, afirma que a tropa está capacitada para a folia. “Montamos, neste ano, uma equipe especial para a pronta resposta em caso de desastres, uma inovação para evitar que a gente tenha que deslocar a tropa do terreno”, conta. Já o Departamento de Polícia Técnica fizeram vistorias nos trios elétricos e carros de apoio, juntamente com os Bombeiros. Por fim, segundo Ana Cecília Bandeira, diretora-geral do DPT, esse ano a operação contará com inovações. “Concentraremos os exames de lesão corporal do custodiado no próprio posto integrado da Polícia Técnica. Atendendo à demanda e à solicitação da Polícia Civil, conseguimos reestruturar nosso posto e levar esse atendimento de forma localizada no próprio circuito, evitando esse deslocamento”, afirmou.

Geraldo Júnior e Jerônimo Rodrigues. Foto: Feijão Almeida/GOVBA.

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: ThreadsGoogle Notícias,  Twitter,  FacebookInstagramLinkedIn e Spotify.