
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) anunciou, nesta terça-feira (11), a suspensão imediata das operações da companhia aérea Voepass, que já está em vigor, em decorrência de problemas de segurança. O bloqueio das atividades não tem prazo determinado para acabar e estará vigente até a empresa comprovar que os erros denunciados pela entidade nacional estejam corrigidos. Vale lembrar, que a empresa está sendo fiscalizada desde a queda de um avião de sua frota em Vinhedo, São Paulo, que resultou em 62 fatalidades. Após o acidente, a malha aérea da Voepass já havia sofrido redução, por determinação da Anac.
As operações da Map Linhas Aéreas, empresa da Voepass que atua na região amazônica, também foram suspensas. “Ocorreu, assim, uma quebra de confiança em relação aos processos internos da empresa devido a evidências de que os sistemas da Voepass perderam a capacidade de dar respostas à identificação e correção de riscos da operação aérea. A suspensão vigorará até que se comprove a correção de não conformidades relacionadas aos sistemas de gestão da empresa previstos em regulamentos”, disse a Agência Nacional, em nota.
“A VOEPASS Linhas Aéreas informa que recebeu a notificação da ANAC de suspensão de sua operação e iniciou as tratativas internas para demonstrar, conforme solicitado, sua capacidade de garantir os níveis de segurança exigidos pela agência reguladora. A companhia reitera que sua frota em operação é aeronavegável e apta a realizar voos seguindo as rigorosas exigências de padrões de segurança. Essa decisão tem um impacto imensurável para milhares de brasileiros que utilizam a aviação regional todos os dias e contam com seu serviço, por isso, colocará todos seus esforços para retomar a operação o mais breve possível”, informou a Voepass, em nota divulgada a imprensa.
A empresa ainda afirmou que todos os passageiros que foram impactados neste momento, pela suspensão, serão atendidos nos termos do previsto pela ANAC, na Resolução 400, que dispõe sobre as Condições Gerais de Transporte aplicáveis aos atrasos e cancelamentos de voos.

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Threads, Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify