O reitor da Universidade Federal da Bahia (UFBA), João Carlos Salles, afirmou que o orçamento deste ano da instituição é 1 milhão de reais inferior ao orçamento de 2010, época em que a Universidade tinha 15 mil alunos a menos. Mas, apesar das dificuldades vivenciadas, Salles foi enfático e disse que o ensino não vai parar: “posso dar uma certeza: a universidade não vai parar”, afirmou o reitor ao podcast do vereador Claudio Tinoco.
“É terrível. É um diagnóstico muito sério. O orçamento discricionário, que usamos para pagar as despesas de 2010, foi de 133 milhões 881 mil reais. Neste ano o orçamento foi de 132 milhões e 814 mil reais. Ou seja, temos um milhão a menos no orçamento do que no ano de 2010. É como se tivéssemos voltado no tempo para uma UFBA que tinha 15 mil estudantes a menos e menos espaço construído também”, destacou o reitor
Por conta da pandemia da Covid-19, a UFBA está operando de forma remota, o que diminui alguns gastos da instituição, como as contas de luz e água, que já viviam em déficit com os órgãos responsáveis. Mas, com o avanço da vacinação, há uma expectativa para a retomada das aulas presenciais a partir do ano que vem. “A nossa comunidade se mostrou unida. Ao mesmo tempo, nós não romantizamos o que fazemos, porque sabemos, por exemplo, que a atividade feita de forma não presencial tem problemas de acesso digital, de evasão, de dificuldade de verba. Mesmo assim, a UFBA resiste e nós, que temos a universidade pública e a democracia no coração, iremos vencer”, enfatizou Salles.