![Moisés Victório. Foto: Divulgação.](https://anotabahia.com/wp-content/uploads/2024/12/anotabahia-moises-victorio-foto-divulgacao-moises-victorio-foto-divulgacao-1151x1200.jpg)
O projeto “Oroboro – Circuito Imersivo” foi criado como uma ponte que conecta a música baiana à tecnologia, através da produção de material audiovisual em Realidade Virtual. Artistas maiores de 18 anos, residentes e atuantes na Bahia poderão submeter canções autorais no projeto e três dos inscritos terão a oportunidade de gravar um videoclipe imersivo em 360 graus. Até o dia 10 de janeiro, músicos baianos podem inscrever seus trabalhos na primeira edição do projeto através do formulário de inscrição.
Podem se inscrever no projeto artistas solo ou grupos de até quatro integrantes, de todos os gêneros musicais, iniciantes ou experientes, que possuam direitos autorais sobre as músicas inscritas. Cada músico ou banda poderá submeter até três canções, que podem ser inéditas ou não, apenas instrumentais ou com letra. A equipe de curadoria ficará encarregada pela escolha dos trabalhos, considerando a qualidade e potencial, além de critérios como identidade, gênero, idade, raça, etnia e se o candidato pertence à comunidade LGBTQIAPN+ ou é uma pessoa com deficiência.
“Esses três videoclipes vão contribuir para a salvaguarda da Bahia de hoje, do que nós, enquanto sociedade, artistas e produtores, estamos pensando e construindo neste momento. Acredito que, daqui a cinco ou dez anos, vamos nos debruçar sobre esse trabalho e veremos um registro muito específico de uma cena artística que provavelmente já terá se transformado e evoluído, não só por meio deste projeto, mas por outras inúmeras propostas que trazem a tecnologia para o campo das artes”, comenta o idealizador do projeto, Moisés Victório Castillo.
O lançamento das produções audiovisuais está previsto para março de 2025, através de plataformas de streaming com suporte à tecnologia de vídeo em 360 graus de alta resolução. Os conteúdos também poderão ser apreciados com óculos VR (Realidade Virtual) e fones estéreo. Realizado pela Bogum Ambiente Criativo, em parceria com a Multi Planejamento Cultural e Literaturista, a expectativa para as próximas edições do projeto é expandir e integrar outras formas de expressão da arte, como dança, literatura, teatro e cinema.
![Oroboro. Arte digital por: Filipe Bezerra.](https://anotabahia.com/wp-content/uploads/2024/12/anotabahia-oroboro--arte-digital-filipe-bezerra-02-oroboro--arte-digital-filipe-bezerra-02-960x1200.jpg)
Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Threads, Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify