Valéria Leal. Foto: Divulgação

O Carnaval é a festa da alegria, mas para os artistas que sobem no trio elétrico é também um grande desafio vocal. São horas de canto, dança e interação com o público em condições adversas como calor intenso, poeira e ruídos. Para garantir o desempenho máximo sem prejudicar a saúde vocal, o trabalho de preparação é essencial e a fonoaudióloga Valéria Leal fala sobre o cuidado das vozes para a festa. Com 28 anos de experiência, ela teve a responsabilidade de cuidar da preparação vocal de artistas como Margareth Menezes, Anitta, Léo Santana, Simone Mendes, Tomate, Alinne Rosa, Márcia Freire, Carla Cristina, Daniela Mercury, Carlinhos Brown, Valesca Popozuda, Pedro Sampaio e muitos outros.

Segundo Leal, cantar no Carnaval é muito mais do que soltar a voz. Na época da folia, as apresentações podem durar até seis horas consecutivas, exigindo grande resistência vocal, comparável à performance de atletas profissionais. A voz é a principal ferramenta de trabalho e, sem o cuidado necessário, podem surgir problemas como edema, colapso vocal, rouquidão, afonia e até hemorragias nas cordas vocais.

“Os cantores de trio elétrico, são verdadeiros maratonistas vocais. O uso constante da voz em grande intensidade, somado ao calor e à desidratação, torna essencial um processo de preparação vocal adequado E não só apenas resistir. A voz precisa ter qualidades como corpo, brilho, volume, resistência e projeção”, conta.

As técnicas da especialista vão desde hidratação, nutrição e repouso até o monitoramento high-tech da qualidade vocal, utilizando softwares de análise perceptiva, usando fones de ouvido conectados à mesa de som para identificar falhas de vibração e evitar colapsos vocais. O avanço das tecnologias de monitoramento vocal faz o trabalho ser cada vez mais preciso e eficiente.

“O Carnaval é um grande espetáculo e também uma verdadeira ópera elevada à milésima potência. Os artistas precisam se preparar como atletas, buscando o equilíbrio entre o esforço físico e a preservação da voz. Este trabalho de preparação vocal é fundamental para garantir que todos possam cantar e se divertir com saúde durante a festa”, afirma Valéria Leal.

Valéria Leal. Foto: Divulgação

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: ThreadsGoogle NotíciasTwitterFacebook,  InstagramLinkedIn e Spotify