Após uma disputa intensa, a Secretaria de Cultura da Bahia (Secult-BA) divulgou o resultado final do edital de seleção e a Associação dos Amigos do Teatro Castro Alves (ATCA) será a gestora da Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA) pelos próximos dois anos.
A associação liderada pelo maestro Carlos Prazeres enfrentou disputas com outras entidades antes da definição divulgada pela Secult-BA. Editais envolvendo o Instituto de Desenvolvimento Social pela Música (IDSM) – gestora dos Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia (NEOJIBA) – e o Instituto Arte Plena foram realizados nos últimos meses.
A gestora do NEOJIBA venceu o edital contra a ATCA, mas a Secult-BA desclassificou o IDSM devido a inadequações nas definições de diretoria entre o núcleo e o OSBA. Um novo edital foi aberto com vitória da associação ante ao Arte Plena, nos quesitos técnicos, mas o instituto entrou com um recurso e o imbróglio estava indefinido até a definição da secretaria.
Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Threads, Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify