Associação Comercial da Bahia. Foto: Reprodução.

O palacete bicentenário, sede da Associação Comercial da Bahia (ACB), entidade de classe mais antiga das Américas e da Península Ibérica, passa por ampla requalificação, com projeto dividido em três etapas e previsão de conclusão até 2023.

O plano de intervenções vem sendo viabilizado por meio do programa Viva Cultura, da Fundação Gregório de Matos, instituição ligada à Prefeitura Municipal de Salvador, e conta na fase atual com o patrocínio do Tecon Salvador, unidade de negócios da Wilson Sons.

A fase atual das obras no palacete (2ª etapa) inclui impermeabilização do patamar da frente e fundo do prédio (intervenção para sanar as patologias resultantes de infiltrações no subsolo), limpeza e pintura do gradil que circunda o fundo, limpeza e obduração de lacunas nos azulejos, limpeza das escadarias e de todos os elementos decorativos, entre outras intervenções, executadas pela empresa Studio Argolo.

Na terceira etapa serão realizadas a requalificação das salas no subsolo, implantação dos equipamentos de acessibilidade (rampas e elevador), revisão das instalações elétricas e hidráulica, iluminação cênica da fachada e instalação da segurança eletrônica.

ACB em 1912. Foto: J.Mello.

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify.