Palhaços do Rio Vermelho. Foto: Fernando Naiberg

Com quase quatro décadas de atividades, o grupo Palhaços do Rio Vermelho realizará seu tradicional desfile no dia 31 de janeiro, no Rio Vermelho, em Salvador. A concentração será na Rua da Paciência, com encerramento na Rua Fonte do Boi, prometendo o encontro entre diferentes gerações e expressões artísticas. O objetivo é levar, em meio ao clima de Carnaval, alegria, cores e reflexão às ruas, além de reforçar valores como inclusão, acessibilidade e respeito ao espaço público.

Durante a festa, será feita uma homenagem aos 110 anos do samba e ao cantor Riachão, na Quadra Esportiva da Rua da Paciência. A abertura conta com um Ato Simbólico na Ala das Artes, dedicado à homenagem, in memoriam, a Clementino Rodrigues, um dos maiores sambistas da Bahia e do Brasil. Na sequência, o público acompanha as tradicionais alas de grupos culturais, seguidas por bandas de fanfarra e percussão, mantendo a energia contagiante que marca o cortejo.

O movimento foi criado pelo artista plástico Ruy Santana, ao perceber que a rua não estava mais interessante para brincar o carnaval e a fantasia já tinha sido substituída por mortalhas e abadás. Através do mais simbólico e querido personagem circense, a iniciativa visa resgatar o lado poético da festa. A celebração faz parte do calendário turístico soteropolitano e é uma oportunidade de confraternização de profissionais de circo, teatro, burlescos e foliões.

Palhaços do Rio Vermelho. Foto: Ulisses Gama

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: ThreadsGoogle NotíciasTwitterFacebook,  InstagramLinkedIn e Spotify