Marcela Oliveira. Foto: Divulgação.

As promoções aos consumidores voltaram com força total ao portfólio de estratégias de relacionamento das marcas. É o que revela o Relatório do Mercado Brasileiro de Promoções Comerciais divulgado pela SECAP (Secretaria de Avaliação, Planejamento, Energia e Loteria). Enquanto no primeiro semestre de 2020 foram registradas 1.165 ações, no mesmo período deste ano já são 2.279 campanhas autorizadas. Com as restrições da pandemia dificultando a realização de outros tipos de ativação, as promoções se tornaram o caminho natural, mas é preciso considerar novos formatos de interação, entender as novas demandas do público e da utilização dos canais digitais para conseguir se destacar.


“É um momento em que é essencial, como sempre, conhecer bem a marca do cliente e seu público-alvo, mas alguns hábitos mudaram nesse último ano, e precisamos estar atentos a isso, além de colocar a criatividade para trabalhar em potência máxima”, nos disse Marcela Oliveira, sócia-diretora da agência Estalo, especializada no segmento, que atua há mais de 13 anos em mercados como Salvador, São Paulo e Rio de Janeiro. “Uma pesquisa do Portal da Promo com mais 2000 pessoas indicou, por exemplo, que 46% dos entrevistados preferem interagir nas promoções pelo WhatsApp, que 73% baixariam um aplicativo para participar e que 33% gostam mais do hotsite. São fatores que temos considerado sempre em nossas campanhas”, diz.


Marcela destaca uma promoção recente para a Ambev, que trouxe ótimos resultados ao cliente ao compor essa originalidade com acesso fácil e preferencial aos meios digitais. “Fizemos a Ilhados com Beats, uma reality promo com a Anitta e alguns de seus amigos em uma ilha, com todas as medidas de segurança, testes e isolamento em hotel antes da gravação, claro. Enquanto o consumidor ia acompanhando os posts da artista nas redes sociais, podia adquirir o produto e concorrer a uma estadia com mais 04 amigos na mesma ilha. O resultado foi incrível, além de mais de 53 mil produtos cadastrados, a marca passou de 283 mil para mais de um milhão de seguidores”, relembrou ela.