Em sua tradicional saudação de Natal para a Cúria Romana, administração central do Vaticano, realizada nesta quinta-feira (21), o Papa Francisco alertou sobre os perigos trazidos pela inflexibilidade oriunda de certas ideologias, que podem impedir a Igreja Católica de entender a realidade. O aviso do pontífice surge após sua autorização para os padres abençoarem casais do mesmo sexo.
Durante seu discurso, o Papa ressaltou a importância de seguir em frente e manter a atenção para que a rigidez de certos pensamentos não atrapalhem a Igreja de caminhar: “Permaneçamos vigilantes contra a fixidez da ideologia, que muitas vezes, sob a aparência das boas intenções, nos separa da realidade e impede de caminhar”.
Na última segunda-feira (18), foi divulgado um documento onde o pontífice autoriza padres concederem bênçaos para casais do mesmo sexo. Esta atitude foi bem observada por muitos, mas os conservadores ficaram reticentes com a decisão, alegando que os fundamentos da fé poderiam ser abalados. Citando o Concílio realizado no Século XX, o Papa Francisco fez menção aos debates existentes na igreja: “À distância de sessenta anos do Concílio, ainda se debate sobre a divisão entre “progressistas” e “conservadores”, mas esta não é a diferença: a verdadeira diferença é entre “apaixonados” e “rotineiros”. Esta é a diferença. Só quem ama, pode caminhar”.