
Internado desde a última sexta-feira (14), no hospital Gemelli, em Roma, o Papa Francisco, de 88 anos, foi diagnosticado com pneumonia bilateral, conforme comunicado publicado pelo Vaticano nesta terça-feira (18). A condição de saúde do pontífice continua a “apresentar um quadro complexo”, diz o boletim. Devido a hospitalização, a agenda do Papa para o fim de semana foi cancelada pela Santa Sé.
Mais grave que a pneumonia comum, a infecção bilateral afeta os dois pulmões, causando maior comprometimento da capacidade respiratória. “A infecção polimicrobiana, que surgiu em um contexto de bronquiectasia e bronquite asmática, e que exigiu o uso de antibioticoterapia com cortisona, torna o tratamento terapêutico mais complexo”, informou o Vaticano.
“A tomografia computadorizada no tórax a que o Santo Padre foi submetido nesta tarde, prescrita pela equipe de saúde do Vaticano e pela equipe médica da Fundação Policlínica A. Gemelli, mostrou o aparecimento de uma pneumonia bilateral que exigiu uma terapia farmacológica adicional”, completou o comunicado, que também relata que o Papa está de bom humor e grato pelas mensagens e orações.

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Threads, Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify