Criado pela Associação Brasileira de Imprensa (ABI), como uma homenagem a Giovanni Battista Libero Badaró, importante personalidade na luta pelo fim da monarquia portuguesa e Independência do Brasil, o Dia do Jornalista é em 07 de abril, em todo o país. Para brindar a ocasião, o Anota Bahia lista os grandes nomes do colunismo social, que deixaram e deixam os dias mais leves, retratando de forma peculiar os movimentos e cenários que envolvem personagens empresariais, culturais e artísticos no estado.
July Isensée: considerada a bússola do colunismo social há mais de 40 anos, e atuante até hoje, com uma coluna no Jornal A Tarde, ela abriu portas para uma série de profissionais e empresários que ficaram conhecidos após estrelarem as páginas que levam sua assinatura. A “Coluna de July” virou bordão, música e jingle, e, sua marca registrada se tornou referência no segmento jornalístico em todo o país.
Janete Freitas: suas festas de aniversário sempre reuniram pessoas influentes, sua forma de escrever é fiel à sua fala, ao seu jeito, ora direta, ora divertida, e sempre verdadeira. Janete presenciou todos os grandes fatos que incendiaram a vida social da Bahia nos últimos anos. Sua coluna diária na Tribuna da Bahia consegue encaixar nomes tanto da nova geração, quanto mais maduros, e com essa receita, ela se mantém firme no seu ofício.
Teresinha Cardoso: com uma coluna clássica que foi veiculada por 35 anos, aos domingos, no Jornal A Tarde, chamada ‘7 dias’, Teresinha retratava em uma página tudo que havia acontecido em uma semana. Seus elogios e críticas tinham o mesmo peso e a mesma medida e com sua ‘Peçonha da Semana’, ela inspirou profissionais a valorizarem a liberdade na escrita – acima de tudo. Em 2015 resolveu dar ponto final a sua carreira, sem avisar, como fazem as estrelas, e deixou órfãos milhares de leitores.
Ronaldo Jacobina: muitíssimo bem relacionado, figura querida, com texto afiado e conhecido pelo seu profissionalismo, Ronaldo tem na mão um mailing de dar inveja a qualquer Relações Públicas. Não há notícia que por ele não consiga ser apurada em cinco minutos. Com passagem pela Revista Muito e pelo jornal A Tarde, ele hoje atua com colunas no Jornal Correio e segue valorizando a cultura, a gastronomia e os novos negócios que fazem a Bahia acontecer.
Valdemir Santana: polêmico, criativo, fiel aos seus, cativante e discreto, Valdemir conseguia estar em todos os lugares, sem ser presença física em lugar algum, mesmo quando a internet engatinhava, suas fontes fiéis o faziam saber de tudo e de todos. Envolvido com grandes projetos, como a CARAS e a VEJA Bahia, ele trabalhou diariamente na Tribuna da Bahia, até o dia em que se despediu da vida, deixando saudade, em 2020.
Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify.