Doação de sangue. Foto: Acervo Sabin.
Doação de sangue. Foto: Acervo Sabin.

No mês de novembro, a Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Estado da Bahia (Hemoba) junto ao Instituto Sabin, organização social de interesse público, promovem uma nova campanha de doação de sangue, “Novembro Vermelho”. A iniciativa inicia nesta segunda-feira (18), e o dia central será no sábado (23). A ação conta com a participação da equipe de Esportes do Sabin e busca estimular o engajamento dos colaboradores do Sabin Diagnóstico e Saúde na mobilização.

“É a segunda vez, neste semestre, que incentivamos a doação de sangue, porque sabemos da importância dessa ação para ajudar a salvar vidas, principalmente diante do baixo estoque de bolsas. Por isso, nos alinhamos com o Hemoba com o intuito de inspirar mais doações que irão ajudar pacientes que precisam de transfusão”, destaca Agnaluce Silva, gestora do Sabin em Salvador.  

Para doar sangue, é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 kg e estar em boas condições de saúde. O doador deve estar alimentado, sem o consumo de bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores, e deve evitar fumar nas duas horas anteriores; é indicado também evitar alimentos gordurosos. Além disso, é preciso ter dormido por, no mínimo, seis horas na noite anterior. Menores de 18 anos precisam estar acompanhados dos pais ou responsável legal, enquanto pessoas com mais de 60 anos só podem doar se já tiverem feito doação antes.

Grupo Sabin
Grupo Sabin. Foto: Divulgação

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Threads, Google Notícias, Twitter, FacebookInstagram, LinkedIn e Spotify