A partir do dia 1º até o dia 13 de junho, a Paróquia do Santo Antônio Além do Carmo, no Centro Histórico de Salvador, vai celebrar 430 anos de devoção a Santo Antônio. A programação vai começar com a tradicional Trezena, e segue com bênçãos, carreata, missas paroquiais, missa de consagração do novo altar, procissão e Trezena Campal. Além disso, durante os 13 dias de comemorações, as ruas do Carmo até o Largo do Santo Antônio contará com shows, exposições, quermesse e feira de artesanato e gastronomia.
Segundo o pároco Jailson de Jesus, não é somente uma data, mas sim a celebração de um santo, paróquia e bairro, celebrar uma história viva que não teve interrupções durante 430 de devoção. Para ele, a festa não é só para a comunidade do bairro, mas é uma festa para todo o Brasil. “13 de junho não é somente a festa de Santo Antônio e da Paróquia Santo Antônio Além do Carmo, mas também de um bairro que recebe o nome deste santo querido. Deste modo, o Santo, a Paróquia e o Bairro se tornam uma ‘coisa só’. Desta mistura encontramos aqui uma tradição religiosa, cultural e histórica sem igual”, conta.
No dia 13 de junho, vai acontecer a missa de consagração do novo altar da Igreja, com a presença do Cardeal Dom Sérgio da Rocha. O novo altar será uma réplica do altar mor do altar original, com o conjunto todo esculpido em cedro e com as cores do original, que teve de ser substituído por estar afetado por cupins.
Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Threads, Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify