Na última sexta-feira (11), durante reunião na Secretaria do Meio Ambiente (Sema), foi definido que no mês de dezembro será o período do início das obras de requalificação do Parque Metropolitano de Pituaçu, em Salvador. Na ocasião, foram alinhados os últimos detalhes do plano de ação e o cronograma, com a presença de representantes dos órgãos ambientais da Bahia, como o Inema, Saeb, Conder, Embasa e a Hisa Engenharia, empresa contratada para execução das obras.
Com investimentos de R$ 25 milhões, o projeto tem previsão de conclusão para 2025 e contempla espaços modernos e de arquitetura arrojada, alinhada à paisagem natural, agregando área para descanso, ponto de observação, novo bicicletário, ponto de primeiros socorros, nova iluminação cênica da Lagoa e das áreas administrativas, além de revitalização das portarias de acesso, com mais segurança e conforto para a população.
“Pituaçu é um local de grande valor ecológico, social e cultural, sendo este projeto um marco na história deste espaço. São intervenções estruturais que vão resolver problemas crônicos, a exemplo do quilômetro nove e demais trechos da ciclovia, além de outras que trarão benefícios diretos tanto para a preservação deste importante remanescente de Mata Atlântica quanto para a qualidade de vida e lazer dos moradores do entorno e visitantes”, afirmou Eduardo Sodré, titular do Sema.
Já Daniella Fernandes, diretora-geral da entidade, reforçou o compromisso ambiental que a requalificação do equipamento tem para a capital baiana. “Esse projeto de requalificação é fundamental para garantir a conservação do meio ambiente, ao mesmo tempo em que amplia o acesso da população a espaços de lazer de qualidade. Vamos melhorar a infraestrutura do parque, mas também torná-lo um modelo de ecoturismo e lazer sustentável”, comentou.
Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Threads, Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify