Ocupação Recôncavo Antirracista. Foto: Isabella Venâncio.

O Parque Histórico Castro Alves (PHCA), em Cabaceiras do Paraguaçu, recebe ao longo de setembro a novembro a Ocupação Recôncavo Antirracista, iniciativa que une arte, educação e protagonismo negro estudantil. O projeto oferece oficinas de fotografia, dança, escrita criativa e xilogravura para alunos da rede municipal, além de aulas abertas ao público com temas voltados à valorização da cultura afro-brasileira e ao combate ao racismo estrutural.

A programação inclui encontros formativos e a I Mostra Paraguaçu – Recôncavo Antirracista, que apresentará os trabalhos desenvolvidos pelos participantes. Entre os temas abordados estão “Educação Patrimonial Antirracista”, “Expressões Culturais de Cabaceiras do Paraguaçu e do Recôncavo” e “Protagonismo da Juventude Negra”.

De acordo com Alice Paulilo, assessora e coordenadora de comunicação do projeto, a proposta busca reconhecer o território do Recôncavo como um espaço de resistência e potência artística. “Fazer a ocupação antirracista no Recôncavo é reconhecer esse território como um espaço construído por pessoas negras e ex-escravizadas. As oficinas valorizam as crianças e jovens como futuros agentes de transformação, unindo arte e educação em uma formação ética e cidadã”, afirmou.

O projeto foi contemplado no edital de Programas de Residências e Ocupações Artísticas nos Museus do IPAC, com apoio do Governo do Estado da Bahia, por meio do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC), vinculado à Secretaria de Cultura do Estado (Secult-BA).

Programação:


● 11/09/2025- Abertura com aula sobre Educação Patrimonial Antirracista,
apresentação do projeto, sarau (Poesia e Musica) e coffee break;
● 16/10/2025- Bate-Papo sobre “Expressões Culturais de Cabaceiras do
Paraguaçu e do Recôncavo”;
● 06/11/2025- Bate-Papo sobre “Protagonismo Negro e Midias Sociais”;
● 13/11/2025- I Mostra Paraguaçu Recôncavo Antirracista;
● Oficinas- Sempre às quintas-feiras, de 18/09/2025 até 06/11/2025.

Ocupação Recôncavo Antirracista. Foto: Isabella Venâncio

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: ThreadsGoogle NotíciasTwitterFacebook,  InstagramLinkedIn e Spotify