Doca1. Foto: Divulgação.

O bairro do Comércio guarda alguns dos maiores patrimônios histórico-culturais de Salvador. Apresentando construções, monumentos, a arquitetura urbana, intervenções artísticas e a história escrita na região, a “Caminhada Salvador Cidade Baixa” é um passeio guiado gratuito promovido pelo Doca1 – Polo de Economia Criativa em parceria com o Guia Negro. Soteropolitanos e turistas são convidados a fazer esta viagem nos dias 25 de janeiro e 1º de fevereiro, partindo do Doca1 às 9h30 e finalizando por volta das 12h30 no Mercado Modelo.

O Guia Negro é uma plataforma de afroturismo que realiza experiências turísticas em diversas cidades e faz produção independente de conteúdo sobre viagens, cultura negra, afroturismo e black business, partindo do entendimento de que viajar é uma experiência transformadora e que pode também ser inclusiva.

Anfitriões da “Caminhada Salvador Cidade Baixa”, eles conduzem esta tour que aborda as chegadas e partidas do porto da primeira capital do Brasil – do período da escravização aos cruzeiros que chegam hoje; a arte de rua; as praças e centros comerciais e culturais; os elevadores, planos inclinados e ladeiras que ligam a Cidade Alta e a Cidade Baixa; as igrejas e sua importância para a comunidade do entorno; além do Mercado Modelo, onde a viagem se encerra.

A iniciativa integra o projeto “O Povo em Festa”, lançado no dia da Lavagem do Bonfim com shows de Afrocidade e Samba pra Rua e costurado pelas festas de rua da cidade, em reconhecimento às suas manifestações populares – na véspera do Dia de Iemanjá, em 1º de fevereiro, um segundo grande evento marcará a convergência destas forças. 

Doca1. Foto: Divulgação.

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify.