Paulo Coelho. Foto: Reprodução.

Como noticiado aqui, o escritor Paulo Coelho, autor do best-seller O Alquimista, anunciou na última quinta-feira (22) a transferência dos R$ 145 mil para patrocinar o Festival de Jazz do Capão. O evento baiano, que é realizado há dez anos, na Chapada Diamantina, não teve a captação de recursos via Lei Rouanet por ter se posicionado como um festival antifascista.

A Funarte, no parecer técnico que vetou o recurso ao festival, chegou a citar uma frase atribuída ao compositor alemão Bach, falecido em 1750. “O objetivo e finalidade maior de toda a música não deveria ser nenhum outro além da glória de Deus e a renovação da alma”, diz a nota.

Em resposta ao movimento da Funarte, Paulo Coelho, através do Instituto Paulo Coelho, decidiu contribuir para a realização do evento. “Festival do Capão, antifascista e democrático. Transferência feita, avisem quando chegar”, publicou o escritor em suas redes sociais, junto com um comprovante do depósito bancário. Além disso, o festival criou uma campanha colaborativa para ajudar a comunidade local e também ampliar a programação da festa.