O presidente da Câmara, deputado Arthur Lira (PP-AL), afirmou nesta quinta-feira (15) que a PEC da Transição será votada pelos deputados na próxima terça-feira (20), após aprovação no Senado. A medida tem enfrentado resistências de deputados que ainda querem negociar trechos da proposta, principalmente na questão orçamentária, já que o texto permitirá que o governo eleito tenha um espaço fiscal no teto de gastos de cerca de R$145 bilhões e mais R$23 bilhões de investimentos fora do teto.
“Nós fizemos um apelo ao presidente Rodrigo Pacheco para que ele faça o favor de convocar o Congresso para amanhã [sexta-feira (16)], haja vista que segunda-feira será um dia de muitas diplomações de deputados e senadores Brasil afora e nós vamos utilizar o plenário da Câmara dos Deputados na terça o dia todo com a pauta da PEC da Transição a partir das 9h”, afirmou Lira. A diplomação dos deputados federais eleitos vai diminuir o quórum na Câmara dos Deputados.
Questionado, o deputado negou que a votação esteja atrasada por barganhas políticas e negociação para cargos no futuro governo. “Nós estamos terminando, ultimando as conversações, diferentemente do que tem sido noticiado, sem nenhum tipo de barganha, o que esta presidência nunca fez, mas acomodando votos para que se tenha o quórum necessário para enfrentarmos as votações principais e os destaques que possam vir do plenário desta Casa”, disse.
Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify.