
Em um momento estratégico para a agenda ambiental global e nacional, a sede regional da Câmara Americana de Comércio para o Brasil anuncia a realização do seu Fórum de Sustentabilidade 2025. O evento, que acontecerá no dia 28 de maio, no Palacete Tira-Chapéu, localizado no Centro Histórico, colocará em destaque temas urgentes e essenciais para o futuro do planeta e dos negócios: “Clima, Biodiversidade e Soluções baseadas na natureza e no compromisso coletivo”.
A escolha da data e do tema não é aleatória. O fórum ocorre poucos meses antes de o Brasil sediar a 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP30), em Belém (PA), em novembro deste ano. A COP é reconhecida mundialmente como o principal palco para discussões e definições de ações globais contra as mudanças climáticas, reunindo líderes, cientistas, organizações e a sociedade civil.
É nesse cenário de preparação e protagonismo que o Fórum de Sustentabilidade da Amcham Bahia se insere. “O evento tem como objetivo principal criar um ambiente colaborativo de discussões práticas e apresentação de cases materiais buscando ir além do discurso e focar na ação efetiva das organizações em relação ao clima, biodiversidade e soluções baseadas na natureza”, explica o gerente da filial baiana, Pedro Dornas.
Programação
A programação do fórum foi cuidadosamente estruturada para abordar diversas facetas da sustentabilidade e seu impacto no setor produtivo e na sociedade. O presidente da ABIPTI e vice-presidente do comitê de Sustentabilidade da Amcham, Diego Menezes, apresentará um panorama do “Contexto e Cenário mundial”, situando os participantes nas discussões globais.
Os painéis temáticos prometem aprofundar os debates, como “Compromisso e ações institucionais – A Importância de Parcerias”, com a participação de André Ferraro, da Secretaria do Meio Ambiente (SEMA), destacando a colaboração entre diferentes setores. “Clima, Biodiversidade e Soluções baseadas na natureza e no compromisso coletivo”, com Paula Castro da Kemin Industrials trazendo insights aprofundados sobre a interconexão desses elementos. As “Mudanças Climáticas I Arcabouço legal & Perenidade dos Negócios”, com Thiago Suaid da Mosello, explorando como o ambiente regulatório e as questões climáticas impactam a longevidade e a estratégia das empresas.
Além disso, a iniciativa também contará com uma roda de conversa, que reunirá nomes relevantes para um debate sobre “Mudanças Climáticas & Compromisso Coletivo”. Participarão Rodrigo Pimentel (Bayer e Presidente do comitê de Sustentabilidade da Amcham), Marcelo Sáfadi (Articum) e Eduardo Athayde (WWI e ACBEU), prometendo uma troca rica de experiências e perspectivas sobre a responsabilidade compartilhada na agenda climática.
O Fórum de Sustentabilidade se configura, portanto, como uma plataforma essencial para empresários, gestores e profissionais interessados em integrar a sustentabilidade em suas estratégias de negócio, entender o cenário regulatório e global, e contribuir ativamente para as soluções necessárias diante dos desafios climáticos e de biodiversidade.

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Threads, Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify