Prefeitura de Salvador. Foto: Lucas Moura/Secom PMS.

Nesta sexta-feira (10), Salvador recebeu, pela primeira vez na história, a nota máxima (A+) no índice da Capacidade de Pagamento (Capag), promovido pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN), que tem o objetivo de analisar a situação fiscal dos municípios que querem contrair novas operações de crédito com garantia da União.

A relação considera três indicadores na formulação da nota. Dentre eles, o “Endividamento”, que afere o tamanho da dívida relativa à receita corrente líquida e a capacidade do ente federativo de cumprir suas obrigações financeiras ao longo prazo; “Liquidez Relativa”, responsável por aferir o nível das obrigações financeiras em relação a disponibilidade de caixa; e “Poupança Corrente”, que aponta à relação entre despesas e receitas correntes.

Além dos aspectos avaliados pelo Capag, o feito inédito também foi possível graças a consistência da informação encaminhada ao Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (Siconfi). Vale ressaltar que anteriormente, a capital baiana havia conquistado, por seis vezes consecutivas, nota ‘B’ no índice.

Segundo o prefeito, Bruno Reis, a conquista é um marco histórico que reflete o compromisso da administração em garantir uma gestão eficiente e transparente dos recursos públicos. “Essa conquista é resultado de um trabalho árduo e dedicado de toda a equipe da Prefeitura, que tem se empenhado na busca pela eficiência e pela responsabilidade na gestão dos recursos. Essa nota representa a certeza de que nós estamos no caminho certo. Parabéns, Salvador, por essa grande conquista”, afirmou.

Bruno ainda ressaltou os investimentos robustos realizados nas áreas mais carentes da cidade, visando promover a inclusão social e o desenvolvimento humano. “Essas ações têm sido fundamentais para reduzir as desigualdades e melhorar a qualidade de vida dos soteropolitanos”, reforçou.

Bruno Reis. Foto: Lucas Moura.

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: ThreadsGoogle NotíciasTwitterFacebook,  InstagramLinkedIn e Spotify