Usina termossolar da PespsiCo em Feira de Santana. Foto: Divulgação/PepsiCo.

Neste mês de março, a PepsiCo iniciou a operação da usina termossolar na sua fábrica em Feira de Santana, na Bahia. O empreendimento na planta fabril, onde se produz o Toddynho, Toddynho Levinho e Toddy, faz parte da estratégia ESG da companhia, chamada de PepsiCo Positive (pep+). A instalação aconteceu em janeiro de 2023 e o equipamento tem potencial para gerar uma média de 1.228.000 KWh/ano, em uma área de 2.000 mil m².

Com isso, a iniciativa busca contribuir com as metas de redução de emissões de gases de efeito estufa (GEEs) e atingimento de Net-zero até 2040. As medidas representam uma economia de mais de 230.000 m3 de gás natural por ano. Assim, a empresa deixará emitir cerca de 460 toneladas de CO² por ano.

Segundo Bruno Guerreiro, Gerente de Sustentabilidade na PepsiCo Brasil, a energia térmica é um grande avanço para a indústria na busca de energia limpa e redução dos gases. “A energia termossolar é livre de carbono e uma alternativa que também acaba sendo mais barata do que a gerada por combustíveis líquidos”, declarou.

Vale lembrar que em 2023, a empresa anunciou a implementação de painéis solares orgânicos (OPVs) em 250 de seus caminhões para a auto funcionalidade dos veículos. A tecnologia conta com um filme plástico que é mais leve e mais eficiente do que os painéis solares tradicionais fabricados em silício.

Usina termossolar da PespsiCo em Feira de Santana. Foto: Divulgação/PepsiCo.

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: ThreadsGoogle NotíciasTwitter,   FacebookInstagramLinkedIn e Spotify.