A Fundação Gregório de Mattos disponibilizará em seu canal no Youtube uma programação recheada de atrações, durante seis dias – a partir de amanhã (02), com direito à exibição de filmes, encontro de filarmônicas, videoaulas e rodas de conversas, em homenagem ao Dois de Julho, quando se comemora a Independência da Bahia.
O presidente da FGM, Fernando Guerreiro, explica que a pandemia do Coronavírus afetou, inevitavelmente, as comemorações este ano e que o momento é de adaptação. “Nosso desejo era bolar uma festa incrível, mas estamos vivendo algo fora de esquadro no mundo. A festa do Dois de Julho é de aglomeração e acontece em ruas estreitas. Íamos nos esbarrar no risco muito grande para cidade, de contaminação, que não vale a pena. Nossa prioridade é preservar vidas”, destaca.
O jeito, acrescenta o gestor, é usar a criatividade para não deixar de comemorar, exibindo uma série de conteúdos online como forma de tentar manter a tradição, sob a ótica de novas perspectivas. “Perderemos um pouco do caráter da festa, mas ganharemos em conteúdo. Será uma oportunidade das pessoas mergulharem na data, no que ela é hoje e no que significou”, ressalta Guerreiro.