Pérícles, Xanddy, Carla Perez e família. Foto: PauloMocofaya/CarlosAmilton/Agência ALBA

O cantor e compositor Péricles Aparecido Fonseca de Faria, conhecido pelo trabalho no grupo Exaltasamba e na carreira solo, recebeu nesta quinta-feira (16) o título de Cidadão Baiano em cerimônia realizada no Plenário Orlando Spínola, na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA). A honraria foi proposta pelo deputado estadual Luciano Simões Filho (União Brasil) e aprovada por unanimidade.

“Não tenho palavras para explicar o quanto isso me deixa feliz. A Bahia me recebendo hoje como cidadão, eu vou guardar isso pra sempre no meu coração”, disse Péricles ao receber a homenagem.

A iniciativa do deputado destacou a ligação profunda do artista com Salvador e com o estado da Bahia, onde Péricles mantém vínculos afetivos e profissionais. Nascido em Santo André (SP), o cantor começou sua carreira em 1986 no Exaltasamba e, desde 2012, segue carreira solo consolidada no samba e pagode nacional.

Durante a sessão, familiares e amigos do artista fizeram discursos emocionados. Lidiane Faria, esposa de Péricles, relembrou a gravação do primeiro DVD solo do cantor, “Mensageiro do Amor”, na Arena Fonte Nova, em 2019, e destacou: “Péricles é um bom pai, um bom filho, um bom marido, um bom amigo e principalmente um bom artista. Eu sei o quanto ele lutou para ser reconhecido por vocês e por todo mundo.”

A relação do cantor com a Bahia vai muito além dos palcos. Ao lado da esposa e da filha, ele visita com frequência o estado, onde possui um imóvel. Aqui, criou vínculos afetivos com amigos que chama de família, entre eles, Carla Perez e Xanddy, que estiveram presentes na homenagem. “Ele é baiano em muitas coisas, em muitos momentos e atitudes, do jeito que ele e sua família amam nossa terra”, afirmou Xanddy.

Péricles também ressaltou a relação cultural e afetiva com a Bahia. Em 2023, lançou o projeto “Voz da Consciência”, com participação do Olodum e gravações no Pelourinho, em celebração ao Mês da Consciência Negra. “A minha relação com a Bahia é sempre de pertencimento e acolhimento, como se eu fosse um filho que voltou para casa”, disse.

A deputada estadual Ivana Bastos destacou a importância da homenagem e a ligação de Péricles com a Bahia. “Ele já fazia parte do coração da Bahia, e hoje, por direito, se torna filho deste estado”, afirmou. No Instagram, Ivana publicou: “Hoje esta Casa Legislativa se iluminou com a presença de um homem cuja voz é símbolo de amor, cidadania e alegria: Péricles, o Rei da Voz.” Ela também elogiou o parlamentar que propôs a honraria: “Reconheço a grandeza do deputado Luciano Simões, por propor essa outorga a um patrimônio cultural do Brasil.”

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: ThreadsGoogle NotíciasTwitterFacebook,  InstagramLinkedIn e Spotify