
As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2026 começam em 19 de janeiro e vão até 23 de janeiro de 2026, podendo ser realizadas gratuitamente pela internet, por meio do Portal de Acesso Único ao Ensino Superior. Nesta edição, 136 instituições federais de ensino — entre universidades, institutos e centros tecnológicos — oferecerão 274,8 mil vagas em 7.388 cursos distribuídos pelo país.
Os candidatos poderão se inscrever em até duas opções de vagas e participar das modalidades de reserva previstas na Lei de Cotas, além de ações afirmativas próprias das instituições, desde que preencham o cadastro socioeconômico e indiquem corretamente as modalidades desejadas. A inscrição é aberta a quem participou do Enem e obteve nota maior que zero na redação, excluindo treineiros.
A partir de 2026, o Sisu passará a considerar as três últimas edições do Enem (2023, 2024 e 2025) para calcular a média ponderada do candidato, sendo usada a que gerar melhor desempenho conforme o curso escolhido. Em caso de empate nas médias, terá prioridade o estudante com maior nota em disciplina específica, de acordo com a ordem estabelecida pelo edital.
O resultado da chamada regular será divulgado no dia 29 de janeiro de 2026, e a matrícula nas instituições começa em 2 de fevereiro. Entre esses dias, quem não for selecionado poderá manifestar interesse na lista de espera, que ficará aberta de 29 de janeiro a 2 de fevereiro, com vigilância das instituições para preenchimento das vagas por ordem de classificação.

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Threads, Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify