Antônio Imbassahy
Antônio Imbassahy. Foto: Fernando Vivas.

A luta de personalidades e organizações pela garantia das liberdades públicas foi reconhecida nesta terça-feira (16), com a entrega da Medalha da Ordem 2 de Julho – Libertadores da Bahia. A mais alta honraria do estado faz parte das comemorações pelos 201 anos da Independência do Brasil na Bahia, celebrada no último dia 02. A cerimônia foi realizada no Museu de Arte Contemporânea, em Salvador, e contou com a presença do governador Jerônimo Rodrigues.

Durante a entrega das medalhas aos homenageados, o governador destacou a importância dos baianos reconhecerem os bons exemplos destas pessoas e organizações. “Eu espero que essa simbologia da medalha seja um reconhecimento às pessoas que de fato lutam e lutaram e resistem em momentos difíceis da vida, mas também que estimule a outros a reconhecerem nessas pessoas a oportunidade de continuar lutando”, disse.

A Ordem 2 de Julho – Libertadores da Bahia foi instituída pela Lei 11.902, de 20 de abril de 2010. O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, foi a primeira personalidade homenageada com o mais alto grau do título, a Grã-Cruz, entregue pelo governador Jaques Wagner, no dia 22 de julho de 2010. Dentre os homenageados deste ano, destacam-se: Cynthia Resende, Pedro Maia, Adolfo Menezes, Antônio Imbassahy, Vovô do Ilê, Cacique Babau e Maria da Penha.

Pedro Maia
Pedro Maia. Foto: Fernando Vivas.
Tatiana Velloso e Jerônimo Rodrigues
Tatiana Velloso e Jerônimo Rodrigues. Foto: Fernando Vivas.
Cynthia Resende
Cynthia Resende. Foto: Fernando Vivas.

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: ThreadsGoogle NotíciasTwitter,  Facebook, InstagramLinkedIn e Spotify