Segundo o primeiro boletim do Programa Voto Com Orgulho, que mapeia pré-candidaturas LGBTI+ nas eleições municipais deste ano, foram registradas 150 pré-candidaturas em todo o país, sendo 132 de pessoas LGBTI+ e 18 de pessoas ligadas à causa. Além disso, 147 são para vereadores e três para prefeito. Os resultados foram divulgados pela Aliança Nacional LGBTI+.
Em entrevista à Agência Brasil, o diretor de políticas públicas a aliança e coordenador geral do programa, Cláudio Nascimento, contou que o objetivo é estimular maior representatividade de pré-candidaturas LGBTI+ nas eleições, de caráter suprapartidário, sem ter preferência por nenhum partido.
O levantamento apontou que o estado com maior número de pré-candidaturas à vereança e prefeitura é São Paulo, com 34. Em seguida, aparecem Rio de Janeiro, Paraná, Minas Gerais e Pernambuco. Por sua vez, a Bahia acumula cinco pré-candidaturas de pessoas LGBTI+. Além disso, 52,7% são pessoas negras totalizando 79 pré-candidaturas.
Em relação à identidade de gênero, a pesquisa do Programa Voto Com Orgulho mostra que 44% das pessoas cadastradas são mulheres, entre as 66 pré-candidatas, sendo 28 mulheres cis e 38 mulheres trans e travestis. Já os homens cis totalizam 69 pré-candidatos, há um homem trans e 14 pessoas não binárias. Quanto a identidade sexual das pré-candidaturas, foram 63 gays, 16 bissexuais, 17 lésbicas, seis pansexuais, duas assexuais. Além de 46 pessoas heterossexuais, sendo 29 mulheres trans, 15 pessoas cis aliadas, um homem trans e uma pessoa não binária.
“É um indicador interessante de que possamos ter, este ano, uma representatividade maior da comunidade LGBTI+ na disputa eleitoral. Isso, para nós, é muito importante, porque é o debate que fica dos direitos, da cidadania, que é feito no Legislativo e nas câmaras municipais. Então, é fundamental que tenhamos mais pessoas aliadas à pauta da cidadania LGBTI+, trazendo uma visão específica, própria, da realidade da comunidade”, declarou Cláudio Nascimento.
Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Threads, Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify.