Segundo o Índice de Confiança do Empresário Industrial (Icei), medido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), o setor industrial está menos confiante em relação à economia em abril, após estabilidade em março. Com isso, o indicador caiu 1.3 pontos, fechando em 51.5 pontos. Apesar de continuar abaixo da média histórica de 54 pontos, o valor ainda está acima da linha que separa o otimismo do pessimismo.
Para a entidade, a queda é oriunda da avaliação negativa sobre o momento atual da economia brasileira. Junto a isso, o Índice de Condições Atuais caiu de 47.5 pontos, em março, para 45.7 em abril, contribuindo para a constante queda do indicador desde janeiro. Vale lembrar que a ferramenta mede a percepção atual sobre a economia e a própria empresa.
Além disso, o Índice de Expectativas também apresentou queda. Medindo as perspectivas para os próximos seis meses, o indicador caiu de 55.4 para 54.4 pontos. A previsão positiva para a própria empresa caiu para 57,6 pontos em abril, indicando manutenção da confiança. Já a previsão para a economia, fechou com 48 pontos, ficando abaixo da linha que separa o otimismo do pessimismo.
Segundo a CNI, os industriais demonstram confiança com a própria empresa, mas mostra preocupação em relação à economia atual e o futuro. A pesquisa foi realizada com 1.238 empresários entre 1º e 5 de abril.
Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Threads, Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify.