Nesta quinta-feira (08), a cantora, atriz e apresentadora Preta Gil está completando 50 anos de idade. Pensando nisso, o Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad), realizou um levantamento com seus dados musicais, como forma de celebrar a vida e carreira da artista. Com mais de duas décadas de carreira, Preta tem 12 obras musicais e 255 gravações cadastradas no banco de dados da gestão coletiva no Brasil.
A partir disso, o estudo se baseou nas músicas interpretadas e gravadas por Preta Gil que mais tocaram no Brasil nos últimos cinco anos, considerando os principais segmentos de execução pública (Rádio, Sonorização Ambiental, Casas de Festa e Diversão). Segundo a pesquisa, a música mais tocada foi “Ver o mar”, de autoria de Daniel Pereira, Thiago Maximino, Luandha Militão e Max Orlando. Em seguida, fechando o top 3, estão “Sinais de fogo”, de Ana Carolina e Antônio Villeroy, e “Meu Xodó”, composição de Pablo Bispo, Francisco Gil, Ruxell e Sergio Santos.
Vale lembrar, que as obras musicais são as suas composições, com letra e/ou melodia e em parceria ou não. Já as gravações são registros de obras musicais disponibilizadas em forma digital ou em suporte físico. Portanto, uma mesma obra musical pode ter diferentes gravações, como, por exemplo, a original, uma versão acústica ou um show gravado para um DVD.
Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Threads, Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify