Bar. Foto: Reprodução/Unsplash.

Com o intuito de analisar a situação do setor de bares e restaurantes, a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), realizou uma pesquisa, ouvindo 1.647 empreendedores de todo o Brasil. Com isso, o setor está demonstrando sinais de recuperação, mas ainda sofre para obter lucros. A maioria das empresas lidam com problemas como dívidas e empréstimos. De acordo com os dados, no mês de novembro, o número de empresas que operam no prejuízo ficou em 23%. Dessa forma, se mantendo estável, em comparação com o balanço de outubro. Os demais 34% dos estabelecimentos, ficaram em equilíbrio, assim, mostrando que 57% enfrentam problemas para trabalhar com lucro. Por outro lado, 43% dos empresários apontaram que seus bares e restaurantes conseguiram operar com margem positiva, tendo um aumento de 7% em relação a outubro.

Paulo Solmucci, presidente da Abrasel, explica que o ano termina com um resgate do faturamento, mas com muitas empresas ainda endividadas. Ainda com impostos em atraso e pagamento dos empréstimos tomados na pandemia. “Isso faz com que a maioria não tenha tido lucro em novembro. Neste contexto, nos preocupa muito a iniciativa do ministro Haddad em mexer no Perse, um dos poucos programas a dar suporte ao nosso setor. É só ver a pesquisa, mais de dois terços das empresas devedoras estão com problemas para pagar impostos. Assim, manter o Perse é essencial. O governo tem de rever isso”.

38% das empresas relatam pagamentos em atraso, sendo nas áreas de inadimplência incluem impostos federais (69%), impostos estaduais (45%), dívidas bancárias (40%), encargos trabalhistas (29%). Além dos serviços públicos (22%), fornecedores (21%) e aluguel do imóvel (18%). Com relação a inflação, 53% das empresas afirmaram que não conseguiram reajustar seus preços em linha com a média. Já 22% delas tiveram reajustes abaixo do índice geral e 31% não alteraram seus preços. No entanto, em relação aos empregos, a pesquisa aponta que 21% das empresas do setor contrataram novos funcionários em novembro, um sinal positivo de crescimento.

Bar-Anota-Bahia
Foto: Sergio Alves Santos.

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: ThreadsGoogle Notícias,  Twitter,  Facebook,  InstagramLinkedIn e Spotify.