Baiana planeja produtos para seu negócio. Foto: Raphael Muller | Ag. A TARDE

De acordo com pesquisa do Sebrae, foi apontado que 44% dos pequenos negócios baianos já começaram a se preparar para a Copa do Mundo que será realizada entre novembro e dezembro, no Catar. A pesquisa Pulso dos Pequenos Negócios abordou temas relevantes para empreendedores de diversos segmentos da economia, como os preparativos para o mundial, consumo de energia, principais dificuldades enfrentadas, faturamento, formas de pagamento, entre outros.

Para 43% dos respondentes baianos, o aumento dos custos (insumos/mercadorias, combustíveis, aluguel, energia) são as principais dificuldades enfrentadas pelo negócio hoje, e em segundo lugar a falta de clientes (28%). O Pix aparece na pesquisa como a principal forma de recebimento dos pagamentos dos clientes dos pequenos negócios da Bahia (44%). 

“A Copa do Mundo é um período especial para empreendedoras e empreendedores. Trata-se de um evento mundial, um fenômeno emocional, e o clima da Copa é um momento positivo para aumentar o faturamento”, explica Anderson Teixeira, analista da Unidade de Gestão Estratégica, que atua no Núcleo de Estudos e Pesquisas do Sebrae Bahia. “Além disso, de novembro a dezembro as pessoas recebem 13º salário e gratificações, tem Natal, Ano Novo e o mercado aquecido pelas festas”, ressalta. A pesquisa na íntegra pode ser acessada pela plataforma DataSebrae.

Bola da Copa do Mundo de 2022. Foto: Reprodução.

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify.