Segundo estimativa do Boletim Focus, pesquisa divulgada nesta segunda-feira (23) pelo Banco Central (BC), a previsão do mercado financeiro para o crescimento da economia brasileira neste ano subiu de 3,42% para 3,49%. O Produto Interno Bruto (PIB) também apresentou alta no levantamento, com 0,9% na comparação com o segundo trimestre, segundo o IBGE. A alta acumulada no ano, de janeiro a setembro, é 3,3%. Para 2025, a expectativa do mercado financeiro é de 2,01% a 2,02%.
Ainda com dados do Focus, a previsão para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) em 2024 passou de 4,89% para 4,91%, com a estimativa acima do teto da meta de inflação que deve ser perseguida pelo BC. Definida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), a meta é de 3% para este ano, com intervalo de tolerância de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo. Ou seja, o limite inferior é 1,5% e o superior 4,5%.
O Comitê de Política Monetária (Copom) definiu a Selic em 12,25% ao ano, mas a alta recente do dólar e as incertezas em torno da inflação e da economia global fizeram o BC aumentar o ritmo de alta dos juros. A entidade monetária informou que elevará a taxa Selic em um ponto percentual nas próximas duas reuniões, em janeiro e março, caso os cenários se confirmem.
Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Threads, Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify