Imagem ilustrativa. Foto: Freepik

Segundo a nova edição da pesquisa VanPro, realizada pelo Sindicato das Agências de Propaganda do Estado da Bahia (Sinapro-Bahia) e FENAPRO, com 34 agências baianas associadas à entidade, as expectativas para o setor de publicidade seguem positivas. A quantidade de empresas que veem perspectivas boas ou muito boas para os negócios foi de 74%, em comparação a 50% da última sondagem. Os que sinalizaram o cenário futuro como ruim caíram de 4,5% para 3%.

No âmbito econômico, o levantamento apontou que 41% das empresas locais aumentaram sua receita em 2024, enquanto 38% tiveram estabilidade de receita e 21%, queda. Entre as agências que cresceram: 50% tiveram um aumento de receita de até 20% em relação a 2023. Para 28,6%, o crescimento foi de até 30%. Já 7% ampliaram a receita em até 40%, e o mesmo percentual (7,1%) relatou aumento superior a 50%.

Os entrevistados destacaram que a gestão de processos e de equipes é o maior desafio a ser vencido (44%), seguidos por inovações tecnológicas e otimização da execução (41%). Na sequência, gestão e as políticas de RH são desafiadoras na avaliação de 35% das agências. A gestão do crescimento e criação de novos negócios foi destacada por 24% delas, e a gestão financeira e precificação foram apontadas por 23%. Em relação ao uso da Inteligência Artificial nas agências, a pesquisa mostrou que 59% afirmam adotar ferramentas gratuitas e pagas; 23%, apenas as gratuitas; 12%, apenas as pagas, enquanto 6% não utilizam.

“Os dados mostram que as agências mantêm um ritmo consistente, investindo em inovação e acompanhando as transformações do mercado, como o avanço da tecnologia e as mudanças no comportamento do consumidor. O Sinapro-Bahia tem atuação constante para fortalecer esse movimento, com foco em qualificação profissional e suporte à gestão”, declarou o presidente do Sinapro-Bahia, André Mascarenhas.

Comunicação e publicidade.
Comunicação e publicidade. Foto: Adobe Stock.

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: ThreadsGoogle NotíciasTwitterFacebook,  InstagramLinkedIn e Spotify