Notícias na pandemia. Foto: Marcello Casal Jr.

A pandemia de Covid-19 levou 07 a cada 10 pessoas a consumir notícias diariamente e a se manter atualizadas sobre os acontecimentos por meio da televisão. Para 65% dos 831 participantes do levantamento da pesquisa “Coronavírus, Comunicação e Informação“, elaborada pela Universidade Federal do Espírito Santo, outras fontes centrais de informação foram a versão online de jornais e os sites de notícias.

Os voluntários, oriundos de 24 estados responderam questionário on-line, entre os dias 12 e 19 abril. Observou-se que o que mais se privilegiou foram a atuação do governo federal (81,46%), a divulgação de descobertas científicas (73,89%) e o que se recomendava como medidas de prevenção contra a doença (72,32%).

A maioria dos entrevistados também declarou compartilhar conteúdos referentes à pandemia. A periodicidade variou. Enquanto mais da metade (57,2%) afirmou divulgar às vezes,  22%  fizeram diariamente e 1,4% com outra frequência.

O Anota Bahia também segue essa tendência, registrando entre abril e maio de 2020 um crescimento de 150% em acessos, dando seguimento à curva ascendente desde a criação do site.