Uma pesquisa da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro, em parceria com a Fiocruz e o Instituto D´Or de Pesquisa e Ensino, será feita no Rio de Janeiro para avaliar a segurança e a eficácia da terceira dose da vacina contra a Covid-19, em todos os adultos a partir dos 18 anos. Ao total, serão selecionados 9 mil voluntários e as inscrições já estão abertas em um formulário no site da Fiocruz.

Metade dos participantes receberão imunizantes da Pfizer e a outra parte da AstraZeneca, sem saber qual tomaram. Essa informação será revelada na terceira visita, que ocorrerá 60 dias após a aplicação. A primeira análise será feita por visita presencial e a segunda de forma virtual ou presencial, 30 dias após a vacinação.

Segundo José Cerbino, médico infectologista da Fiocruz e membro do comitê científico da prefeitura, o estudo possui três objetivos: “o primeiro é de segurança, avaliar os possíveis eventos adversos em diferentes combinações de vacinas, em diferentes faixas etárias e diferentes condições. Depois, o objetivo é avaliar a produção de anticorpos nessas diferentes combinações e o último é o de apurar a efetividade, avaliar se houve diferença na proteção em relação a infecções nesses diferentes grupos.”