Instituto Cervantes. Foto: Divulgação.

O Instituto Cervantes Salvador recebe, no próximo dia 13 de abril, às 19h, o evento de lançamento do livro “Pierre Fatumbi Verger: United States of America Photographs 1934 & 1937”, assinado pelo intelectual, professor e escritor espanhol Javier Escudero. A publicação aborda a passagem do fotógrafo Pierre Verger pelos Estados Unidos nos anos de 1934 e 1937, durante o período que ficou conhecido como “Grande Depressão”, quando Verger produziu fotografias que documentam os símbolos nacionais do país e a atmosfera social e econômica da época em que muitos cidadãos enfrentavam segregação e pobreza.

As 150 fotografias presentes no livro – a maioria nunca publicada antes – foram selecionadas de 1.110 negativos, após uma intensa e detalhada pesquisa na Fundação Pierre Verger, em Salvador. O fotógrafo, etnólogo, antropólogo e pesquisador francês Pierre Edouard Léopold Verger (1902-1996) nasceu em Paris, mas viveu a maior parte de sua vida na capital baiana. Tornou-se uma referência no estado da Bahia, deixando um importante legado sobre as culturas afro-baiana e diaspóricas, voltando efetivamente o seu olhar de pesquisador para os aspectos religiosos do candomblé.

Um apaixonado pelo mundo, Verger construiu a maior parte de sua obra baseada na vida cotidiana e na cultura popular dos cinco continentes. Selecionadas para “Pierre Fatumbi Verger: United States of America Photographs 1934 & 1937”, uma edição em inglês, as imagens captam, com acentuada sensibilidade e complexidade, a rica diversidade cultural e racial dos Estados Unidos no período. Javier Escudero aponta que as fotografias de Verger constituem uma contribuição extraordinária para a compreensão da América dos anos 1930 e para o crescimento do fotojornalismo e da fotografia documental e artística.

Livro Pierre Fatumbi Verger. Foto: Divulgação.

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify.