A Petrobras anunciou que a produção de gás nacional na região Nordeste terá uma expansão, a partir da contratação de dois navios plataforma que vão diretamente para o projeto Sergipe Águas Profundas, na Bacia de Sergipe-Alagoas, situado a 100km da costa. Segundo o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, o projeto possui reservas expressivas, com potencial de impulsionar a oferta de gás natural no país e reduzir a dependência da importação.
“Outra vantagem é que o gás é o combustível crucial de transição energética. Não só por sua versatilidade de aplicação, como fonte de energia para as mais diversas indústrias e previsibilidade de entrega, mas principalmente por sua eficiência em emissões”, declarou Prates.
As unidades são da categoria FPSO (sistema flutuante de produção, armazenamento e transferência de petróleo). Cada plataforma tem a capacidade de processar até 120 mil barris de petróleo por dia (bpd). As duas unidades terão, juntas, o potencial de produzir até 18 milhões de m3 de gás por dia.
Ainda de acordo com a Petrobras, o projeto traz oportunidades para o setor e para os estados de Sergipe e Alagoas, além de incorporar inovações de última geração.
Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify