Polo da Petrobras
Polo da Petrobras. Foto: Reprodução.

Na última terça-feira (27), começou o processo de perfuração do poço da Petrobras, no campo de Taquipe, em São Sebastião do Passé. A operação marca a retomada das perfurações terrestres da companhia no estado após seis anos. Marcando um novo ciclo de investimentos na produção onshore, essa é a primeira de três sondas contratadas para ampliar as operações terrestres na Bahia.

A Petrobras anunciou mais de R$ 5 bilhões para ampliar sua atuação na Bahia, com foco na extração de petróleo e no reforço da infraestrutura operacional no estado. Esses aportes incluem a contratação de novas sondas, visando maior eficiência e expansão da produção. Além disso, o plano de negócios da companhia prevê a injeção de mais de R$ 18 bilhões na Bahia ao longo dos próximos cinco anos, consolidando o estado como uma das principais frentes de atuação da empresa no segmento onshore.

“Este é um momento simbólico para a Bahia. A volta das perfurações terrestres da Petrobras é estratégica para o fortalecimento da nossa economia, geração de empregos e aumento da arrecadação nos municípios. O Governo do Estado tem atuado para garantir um ambiente favorável aos investimentos e vê com entusiasmo a ampliação das atividades da companhia em nosso território”, afirmou o secretário Angelo Almeida, titular da Secretaria de Desenvolvimento Econômico da Bahia (SDE).

Atualmente, a Petrobras conta com aproximadamente 4,3 mil profissionais na Unidade da Bahia, produz 17 mil barris de óleo equivalente por dia (boe/d), em 20 concessões e cerca de 2 mil poços terrestres, além da plataforma de Manati, que produz gás na Bacia de Camamu, em Valença.

Petrobrás na Bahia. Foto: Divulgação

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: ThreadsGoogle NotíciasTwitterFacebook,  InstagramLinkedIn e Spotify