Pietro Mendes. Foto: Tomaz Silva

Na última quinta-feira (25), em assembleia geral ordinária realizada entre os acionistas do grupo, Pietro Mendes foi reeleito como presidente do Conselho de Administração da Petrobrás e o gestor seguirá no mandato por mais dois anos. O nome escolhido também atua como secretário nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do Ministério de Minas e Energia (MME).

No começo do mês de abril, a Justiça Federal de São Paulo afastou Pietro Mendes do conselho, após uma ação popular promovida por Leonardo Siqueira, deputado estadual do Partido Novo, alegando que esta nomeação seria uma violação das regras da Lei das Estatais. Entretanto, a Advocacia-Geral da União (AGU) entrou com um recurso, que foi deferido e a decisão foi revertida.

Além de Pietro, a assembleia geral também definiu a permanência de outros quatro membros do em seus postos: o presidente da Petrobrás, Jean Paul Prates, o advogado Renato Gallupo e os secretários da companhia, Bruno Moretti e Victor Saback. Os acionistas minoritários reelegeram o investidor Juca Abdalla e os advogados Marcelo Gasparino e Francisco Petros.

O novo membro de destaque é o de Rafael Dubeux, que ocupará o espaço deixado por Sérgio Machado Rezende, ex-ministro de Ciência e Tecnologia, que não se candidatou para seguir como conselheiro. Dubeux atua como secretário-executivo adjunto do Ministério da Fazenda e sua seleção para o Conselho de Administração consolidou a composição majoritária de nomes do governo. O contabilista Jerônimo Antunes também será a nova adição no órgão.

Petrobras
Petrobras. Foto: Carl de Souza/AFP.

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: ThreadsGoogle NotíciasTwitterFacebook, InstagramLinkedIn e Spotify