Foi divulgado nesta quinta-feira (2), pelo IBGE , que o Produto Interno Bruto (PIB) caiu 0,2% no quarto trimestre de 2022, mas encerrou o ano com crescimento de 2,9%, totalizando R$ 9,9 trilhões. Enquanto o PIB per capita alcançou R$ 46.155 no ano passado, um avanço, em termos reais, de 2,2% em relação ao ano anterior. Os dados são do Sistema de Contas Nacionais Trimestrais.
Ainda segundo o IBGE, esse crescimento foi causado pelas altas nos serviços (4,2%) e na indústria (1,6%), que juntos representam cerca de 90% do indicador. No entanto, o setor da agropecuária registrou um recuo de 1,7% em 2022.
“Desses 2,9% de crescimento em 2022, os serviços foram responsáveis por 2,4 pontos percentuais. Além de ser o setor de maior peso, foi o que mais cresceu, o que demonstra como foi alta a sua contribuição na economia no ano”, disse Rebeca Palis, coordenadora de Contas Nacionais do IBGE.
Na indústria, de acordo com os dados, o maior destaque foi a atividade de eletricidade e gás, água, esgoto e gestão de resíduos (10,1%), que teve tarifas mais favoráveis em 2022.
Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify.