PIX. Foto: Reprodução.

Entre janeiro e novembro de 2023, o Pix, sistema de pagamento instantâneo do Banco Central (BC), registrou o cadastro de 143 milhões de pessoas físicas. Com isso, anotando um recorde de R$ 15,3 trilhões movimentados no acumulado anual. Assim, o montante do último ano é quase três vezes maior o registrado em 2021 e 40% maior que o acumulado em 2022. Além disso, o BC tem como prioridade em 2024, o lançamento do Pix Automático, que busca facilitar pagamentos recorrentes, mediante autorização prévia do pagador, que também poderá programar a transação.

Dessa forma, a nova prática incluirá pagamentos recorrentes a empresas, como contas cotidianas à escolas, condomínio, planos de saúde e contas da distribuição de energia e água. O recurso é um complemento do já existente Pix Agendado, que funciona somente entre pessoas físicas. Por fim, é importante ressaltar que o Pix Automático terá a mesma funcionalidade do débito automático. No entanto, devido a possibilidade de múltiplas transações, o sistema trará facilidade na efetivação dos débitos.

Sede do Banco Central em Brasília. Foto: Marcelo Casal Jr/Agência Brasil.
Banco Central. Foto: Marcelo Casal Jr/Agência Brasil.

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: ThreadsGoogle Notícias,  Twitter,  Facebook,  InstagramLinkedIn e Spotify.