
O Plano Inclinado Gonçalves, que liga o bairro do Comércio ao Pelourinho, será o primeiro a passar por requalificação nesta segunda-feira (27). O equipamento terá o funcionamento temporariamente suspenso para permitir a realização de melhorias estruturais e nos bondes, com previsão de reabertura até o final de novembro.
Entre os serviços previstos estão a substituição de peças dos bondes, nova pintura, troca de gradis e outras intervenções voltadas à modernização do sistema. Durante o período de obras, os usuários poderão utilizar o Elevador Lacerda ou o Elevador do Taboão como alternativas de deslocamento entre a Cidade Alta e a Cidade Baixa.
De acordo com a Secretaria de Mobilidade (Semob), após a conclusão das obras no Gonçalves, os Planos Inclinados Pilar e Liberdade-Calçada também passarão por requalificação. “Essa é uma das maiores intervenções que a Semob está realizando nesses equipamentos, que fazem parte da rotina do soteropolitano, para oferecer mais segurança e conforto aos passageiros”, afirmou o secretário de Mobilidade, Pablo Souza.
O secretário destacou ainda que as melhorias buscam valorizar os ascensores como patrimônios culturais e turísticos da cidade. “Além de proporcionar mais conforto para quem utiliza os Planos Inclinados diariamente, queremos incentivar turistas a conhecerem esses equipamentos e a história que representam”, explicou.
Souza lembrou que, em fevereiro deste ano, a Prefeitura concluiu a requalificação do Elevador Lacerda, que passou por reformas estruturais e modernização das cabines. “Esta foi a maior requalificação dos últimos anos. O Lacerda é um dos principais cartões-postais de Salvador, e queremos que os visitantes também conheçam nossos outros ascensores, que são parte essencial da história e do desenvolvimento da cidade”, concluiu.

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Threads, Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify