Cartão de saúde. Foto: Reprodução.

De acordo com levantamento divulgado pela Federação Nacional de Saúde Suplementar (FenaSaúde), os planos de saúde ganharam adesão de 1 milhão de clientes durante a pandemia do novo coronavírus no Brasil. Os dados foram disponibilizados pela Agência Nacional de Saúde Suplementar.

Segundo a Agência Brasil, os planos têm aproximadamente 48 milhões de beneficiários, o maior número deste setembro de 2016. O aumento foi maior nos planos coletivos empresariais, que cresceram 2,48%. Quando analisado o público com mais de 59 anos, a taxa de crescimento foi de 3,8%. Durante a pandemia os planos tiveram, obviamente, um aumento na utilização dos convênios. Vera Valente, diretora executiva do FenaSaúde, comentou sobre o balanço dos planos de saúde nos primeiros meses de 2021:

“As operadoras vão fechar o primeiro trimestre com o maior custo assistencial da história devido ao avanço da pandemia e da manutenção de procedimentos não urgentes em níveis muito alto. As internações por covid-19 são mais prolongadas, especialmente em UTIs, que apresentam custos duas a três vezes maiores que os leitos de internação não-covid-19”.