Energia eólica e painéis solares. Foto: Mikael Sjoberg.

Responsável pelo comércio de eletricidade no Brasil, a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), lançou, nesta terça-feira (29), a primeira plataforma brasileira que irá centralizar a certificação de energia renovável. O serviço concentrará dados das empresas e entidades certificadoras do país, rastreando a origem da energia utilizada. Além disso, a plataforma evitará a dupla certificação da mesma energia.

A Câmara estima que cerca de 93% da eletricidade produzida no Brasil já é resultado de fontes como usinas eólicas, solares, hidrelétricas e de biomassa. Contudo, em 2021, segundo a CCEE, menos de 2% desta energia renovável era certificada. Em 2022, o percentual avançou para 4% e, em 2023, progrediu para 6,9%. De acordo com projeções da Câmara, esse resultado poderia chegar até 50%.

O secretário Nacional de Energia Elétrica do Ministério de Minas e Energia (MME), Gentil Sá, ressaltou que a ferramenta facilitará a posição do país na vanguarda da economia verde. “É a confiança que o setor energético precisa. Vamos centralizar dados e possibilitar o rastreamento da origem da energia utilizada como lastro para a emissão de certificados. A certificação é uma etapa fundamental para essa valoração. Isso agrega muita credibilidade internacional para a indústria verde do Brasil”, afirma.

Energia hidrelétrica.
Energia hidrelétrica. Foto: Caio Coronel / Itaipu Binacional via Fotos Públicas.

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: ThreadsGoogle NotíciasTwitterFacebook,  InstagramLinkedIn e Spotify