Nesta segunda-feira (07), foi inaugurada uma unidade especial da Polícia Civil no SAC Salvador Shopping, em comemoração ao 17º aniversário da Lei Maria da Penha, marco legislativo de combate à violência doméstica e familiar contra mulheres. Fruto da colaboração entre a Secretaria da Administração e a Polícia Civil, o equipamento aprimora o acolhimento de vítimas de violência de gênero, indo além da exclusividade para atendimentos de violência doméstica.
A nova unidade contará com os serviços de registro de ocorrências para o público em geral, com enfoque especial no público feminino, através da Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam). “Aqui vamos oferecer não apenas assistência direta e atendimento especializado às vítimas. Estamos reforçando nosso compromisso coletivo em erradicar a violência de gênero em todas as suas formas. Ao abranger um público mais amplo, estamos construindo uma rede de apoio abrangente, onde todas as mulheres se sintam encorajadas a buscar ajuda e justiça”, afirmou a Delegada-Geral, Heloísa Brito.
Com o intuito de proporcionar atendimentos seguros e de qualidade, a unidade será dotada de três pontos de serviço, incluindo espaços especialmente projetados para a realização de depoimentos online e o registro de ocorrências. Tal estrutura visa garantir a segurança e o sigilo das pessoas que procuram ajuda. Os atendimentos serão agendados por meio do SAC Digital. O serviço de registro de ocorrências estará disponível de segunda a sexta-feira, das 09h às 18h, já os depoimentos online para o público feminino serão realizados inicialmente às quartas-feiras, no período da tarde.
O secretário da Saeb, Edelvino Góes, destacou o desejo de que a colaboração possa ser estendida para as demais unidades da Rede SAC. “É uma forma de possibilitar que mais mulheres tenham acesso a esse serviço essencial em todo o estado da Bahia. Através dessa expansão, estaremos aumentando a capilaridade do atendimento e promovendo uma resposta mais robusta contra a violência de gênero, para que cada vez mais mulheres se sintam empoderadas a denunciar e enfrentar essa realidade tão séria”.
O secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner ressaltou que a rede de atendimento às mulheres está sendo expandida em toda a Bahia. “Hoje contamos com a presença de 15 Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (DEAMs) e nove Núcleos Especiais de Atendimento à Mulher (NEAMs) no interior do estado. Esses recursos adicionais nos capacitam a oferecer um suporte abrangente e eficaz às vítimas em toda a Bahia. A violência de gênero não tem lugar em nossa sociedade, e continuaremos a trabalhar incessantemente para erradicá-la”.
Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Threads, Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify.