Da segunda-feira (05), até a quinta-feira (08), das 8h às 17h, a Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba), o Salvador Shopping e a Polícia Civil vão se unir para a ação “Doe sangue e ajude a salvar vidas”. Com o objetivo de manter um nível seguro de bolsas de sangue durante o Carnaval, mais de cem profissionais voluntários vão reabastecer os estoques da unidade móvel localizada na entrada do centro de compras. A iniciativa visa atender, principalmente, os bancos dos tipos sanguíneos A-, B- e O-, que estão com estoque crítico.
“A ação é de extrema relevância às vésperas do Carnaval, porque a nossa demanda cresce de forma significativa. Na verdade, de dezembro a fevereiro, nossos estoques costumam ser críticos, pois é um período em que as pessoas estão mais atentas às festividades e ainda em período de férias. Por isso, a importância de se unir e fazer um apelo público para toda a sociedade civil com o objetivo de salvar vidas”, reforça Tarsila Castro, assistente Social da Fundação.
Segundo José Luiz Miranda, superintendente do Salvador Shopping, as ações sociais fazem parte do compromisso do empreendimento com os clientes e comunidade. Assim, a parceria chega para estimular as doações e movimentar a unidade móvel. Já Heloísa Brito, Delegada Geral da Polícia Civil, que estará presente no Dia D da campanha, na terça-feira (06), fala sobre a importância da iniciativa. “A gente sempre pensa na Polícia Civil como uma instituição de proteger, servir e cuidar. Temos a honra de participar desta corrente do bem e junto com o Salvador Shopping e a Hemoba levar mais zelo e acolhimento aos cidadãos”, afirma.
Para doar sangue é necessário ter entre 16 e 69 anos, mas menores de 18 devem estar acompanhados dos pais. Além disso, é preciso apresentar documento com foto, pesar acima de 50kg, estar com boas condições de saúde, descansado e alimentado. Por fim, evitar alimentos gordurosos horas antes da doação; não fumar por pelo menos duas horas, não ter ingerido bebida alcoólica por no mínimo 12 horas antes da doação.
Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Threads, Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify.