911, modelo mais famoso da Porsche. Foto: Porsche/Divulgação.

No final do mês de setembro, a Porsche, marca alemã de automóveis esportivos de luxo, abriu o seu capital na bolsa de Frankfurt. A abertura gerou o maior IPO da Alemanha em mais de 25 anos, com a movimentação de € 9,4 bilhões em compras de ações.⁠ Depois da Porsche, o ranking da Brand Finance é composto por grifes de vestuário e acessórios, como Louis Vuitton e Gucci na segunda e terceira colocações.⁠

No entanto, o sucesso da empresa é verificado dadas as condições atuais do mercado e é atribuído aos bons resultados da empresa, em plena recuperação da pandemia. Em 2021 a Porsche bateu recordes com mais de 300 mil unidades vendidas, alta de 11% em relação ao ano anterior, e aumentos das vendas dos modelos Taycan e Taycan Cross Turismo, 100% elétricos. 

Com o capital aberto, a controladora da Porsche, Volkswagen (VW), receberá todos os recursos da listagem. A Porsche conseguiu uma capitalização de mercado de cerca de 81 bilhões de euros. As ações subiram para 84 euros na abertura, após a VW precificar as ações em 82,50 cada.

Porsche
Porsche. Foto: Reprodução.

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify.