Público em evento
Público em evento. Foto: Pexels.

Publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta terça-feira (27), uma portaria do Ministério da Justiça e Segurança Pública estabeleceu novas regras para “shows, festivais e quaisquer eventos de grandes proporções”. Uma das novas normas estabelece a garantia de acesso de água gratuita para o público.

Segundo o documento, os pontos de distribuição devem estar localizados em espaços estratégicos, para que o acesso seja facilitado para os consumidores. A medida deve ser adotada em ocasiões onde os presentes estão “especialmente expostos ao calor”. O acesso a água nesses eventos pode ser feito através de distribuição em bebedouros, embalagens adequadas para consumo ou com a liberação da entrada de garrafas com água no local.

Medidas como essa e outras relacionadas ao acesso de água para consumo do público ganharam força após a morte de uma espectadora na apresentação de Taylor Swift, ocorrido em novembro do ano passado, no Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro. Na ocasião, o Instituto Médico Legal (IML) revelou que uma forte exposição ao calor foi a causa do óbito. No dia do evento, a cidade superou a marca de 40ºC e, além disso, diversos fãs reclamaram do calor vindo de parte do show pirotécnico realizado pela equipe da artista.

Desde então, portarias sobre liberação de acesso à eventos com garrafas e outras normas foram implantadas. Além disso, eventos de grande público iniciaram a realizar distribuição gratuita de água para consumo. Na apresentação de Madonna, onde foi registrado um público com mais de 1,5 milhão de pessoas, a Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro (CEDAE) distribuiu água em diversos pontos na praia de Copacabana, local do show.

Copacabana durante o show de Madonna. Foto: Fernando Maia/Riotur.

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: ThreadsGoogle NotíciasTwitterFacebook,  InstagramLinkedIn e Spotify