MSC Orion. Foto: Divulgação

Nesta quarta-feira (24), o Terminal de contêineres (Tecon Salvador) do Porto de Salvador recebeu pela primeira vez o navio MSC Orion, que possui 366 metros de comprimento e profundidade de 16 metros. Com capacidade para o transporte de 15 mil contêineres, o supernavio inaugurou a rota regular da Bahia para a Ásia, demandando a movimentação de 800 contêineres.

“A primeira escala de um navio de 366 metros na Bahia é motivo de celebração para a MSC. A operação do MSC Orion demonstra e reitera o nosso compromisso em ofertar capacidade de transporte para impulsionar o crescimento do comércio exterior brasileiro”, afirma a MSC em nota.

A rota direta com a Ásia, foi recém inaugurada e terá terá saídas semanais, fortalecendo a relação com a China e com os mercados de todo o Extremo Oriente. Além disso, permitirá que o Norte-Nordeste brasileiro se conecte com mais eficiência às regiões e servirá como alternativa logística para o Centro-Oeste e Sudeste. Com a operação, a exportação do algodão baiano, carne, frutas, celulose, químicos e petroquímicos serão beneficiadas. Já nas importações, os segmentos de energia renovável, químicos e petroquímicos, automotivo, fertilizantes, eletroeletrônicos também serão mais competitivos.

Segundo Demir Lourenço, diretor-executivo do Tecon Salvador, entrar na rota dos maiores navios do mundo evidencia a posição de destaque que Salvador vem conquistando, favorecendo uma extensa cadeia de produtores, indústrias de variados segmentos, dentro e fora da Bahia. “Diante das mudanças do mercado, com o trânsito de uma classe de navios cada vez maiores, tínhamos que estar preparados para garantir a manutenção das rotas e atrair novas, como o que está sendo feito agora com o continente asiático”, declara.

Porto de Salvador. Foto: Divulgação/Tecon Salvador

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: ThreadsGoogle Notícias,  Twitter,  FacebookInstagramLinkedIn e Spotify