Na manhã desta segunda-feira (23), o terminal da Companhia das Docas do Estado da Bahia (CODEBA), localizado em Salvador, recebeu figuras do Poder Público para o anúncio de investimentos em equipamentos baianos. Mais de R$5,6 bilhões serão investidos em infraestrutura portuária, aeroportuária e hidroviária.
No evento, estiveram presentes o governador Jerônimo Rodrigues e os ministros Rui Costa, da Casa Civil, e Sílvio Costa Filho, de Portos e Aeroportos. O montante será entregue através do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) para manutenções e reformas de empreendimentos como o Aeroporto de Barreiras, o Porto de Salvador e a operação da Hidrovia do Rio São Francisco.
“As obras anunciadas trarão impactos significativos para a economia baiana, especialmente no setor de exportações”, explicou Silvio Costa Filho. O protocolo de intenções para a operação da hidrovia, sob administração da CODEBA, foi assinado nesta segunda-feira e visa ampliar o transporte de cargas e passageiros, descentralizando outros polos do estado.
Além disso, um empréstimo de R$5,5 bilhões, oriundo do Fundo da Marinha Mercante, será destinado para a construção do Terminal de Uso Privativo da Bamin, em Ilhéus, e a expansão do terminal de contêineres Tecon Salvador. A novidade do sul da Bahia deve receber milhões de toneladas de minério, escoados pela Ferrovia de Integração Oeste-Leste – Trecho 1 (FIOL I).
Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Threads, Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify